sábado, 22 de junho de 2013

mão de obra infantil

Dados apontam Rio Preto acima da 



média estadual em trabalho infantil

Setores que mais empregam mão de obra são agricultura e construção.
IBGE indica que Rio Preto tem 5.198 mil menores no trabalho irregular.




tários
Nesta quarta-feira (12) foi lembrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e o que chama a atenção é um dado alarmante: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  São José do Rio Preto(SP) tem mais de 5.198 mil menores, com idade entre 10 e 17 anos, trabalhando irregularmente. O índice é maior que a média do estado de São Paulo, que está em 10,5%, enquanto a região noroeste paulista chega a 11,5%..
Os setores que mais empregam mão de obra infantil são agricultura e a construção civil. Em janeiro, o Ministério Federal de Jales (SP) denunciou três empresários que mantinham trabalhadores da cana de açúcar em condição de escravos, um deles era menor de idade. A empresa que for flagrada utilizando mão-de-obra infantil pode responder criminalmente e pagar multa.
Segundo o estatuto, menores de 16 anos não podem trabalhar exceto na condição de aprendiz e a partir dos 14 anos. Na prática a história é diferente. No Brasil são quase 4 milhões de crianças e adolescentes trabalham e levantam a polêmica sobre a exploração do mercado de trabalho e a falta de estudo.Para combater o trabalho infantil, juízes, procuradores, advogados e estudantes de direito de todo país se reuniram em São José do Rio Preto (SP) para o "5º Seminário Nacional sobre o Trabalho Infanto Juvenil". “Não podemos nos conformar, temos que trabalhar para manter estas crianças na escola. Se elas trabalham precocemente há a tendência que elas abandonem a escola,” conta o desembargador Federal do Trabalho do Paraná, Ricardo Tadeu Marques Fonseca.
Para o juiz do trabalho e membro da comissão de erradicação do trabalho infantil do TST, José Roberto Dantas de Oliva, o primeiro passo pra combater o trabalho infantil é focar na educação. "Existem mitos que o trabalho antes da idade permitida faz bem. Precisamos conscientizar as pessoas que o nosso país só vai ter condições de competitividade no mundo globalizado se investir em educação", explica o juiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário